Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Serviço de Assistência Social / Eixos de atuação da SSAS
Início do conteúdo da página

Eixos de atuação da SSAS

Publicado: Quarta, 14 de Julho de 2021, 18h14

 

  • I - Eixo de Prevenção ao Suicídio e Saúde Mental

    Possui como objetivo a prevenções a redução da incidência de suicídio entre os integrantes da Família Militar e o cuidado com a Saúde Mental, bem como ajudar na identificação dos fatores de risco e sinais de alerta, a fim de contribuir na prevenção do suicídio de forma precoce, proporcionando o encaminhamento para de saúde necessário.

  • II - Eixo de Apoio à Pessoa com Deficiência

    Engloba uma série de ações integradas direcionadas à acessibilidade e à orientação acerca dos direitos sociais da pessoa com deficiência.

    Nesta ação socioassistencial, destaca-se a inserção da e quoterapia, que visa ofertar à Família Militar o tratamento para reabilitação, reeducação especial e inserção social para pessoas com deficiência e o Apoio à Necessidade de Ensino Especializado que destina-se ao pagamento das despesas com a contratação de Instituições de Ensino Especializado Exclusivo (IE Esp Exc) e de Instituições de Ensino Regular Inclusivo (IE Reg Inc) que oferecem escolarização a discentes com necessidades especiais.

  • III - Eixo de Prevenção à Dependência Química

    Tem por objetivo promover o acolhimento, o possível encaminhamento dos usuários e a sensibilização sobre os danos causados à saúde pelo uso indevido de álcool e outras drogas.

  • IV - Eixo de Preparação para a Reserva e Aposentadoria

    Tem por finalidade criar espaços para a reflexão sobre as questões que envolvam a passagem para a reserva e a aposentadoria, bem como tratar os impactos provocados pela mudança na dinâmica das relações de trabalho, buscando oferecer aos militares e servidores civis, em vias de ingressar na reserva/aposentadoria, uma oportunidade de mudança de atitude frente aos seus preparativos para esta nova fase da vida.

  • V - Eixo de Atendimento Social aos Militares, Servidores Civis e seus Familiares Participantes de Missões Especiais

    Visa prevenir e/ou minimizar o surgimento ou o agravamento de situações de vulnerabilidade, que possam acometer o núcleo familiar dos militares e/ou dos servidores civis participantes de missões especiais e ou de situações especiais, contribuindo para a estabilidade psicossocial do público-alvo durante o cumprimento das missões.

  • VI - Eixo de Educação Financeira

    Tem por finalidade contribuir com a ampliação da capacidade do público-alvo de realizar escolhas conscientes sobre a administração dos seus recursos por meio da educação financeira.

  • VII - Eixo de Harmonia no Lar

    Tem por finalidade contribuir com a difusão do conhecimento concernente ao tema e orientar sobre medidas a serem adotadas para o fortalecimento da família, bem como o acesso às informações a respeito do planejamento familiar.

  • VIII - Eixo de Assuntos de Interesse da Assistência Social

    Tem por finalidade contribuir para o maior alcance das ações socioassistenciais e conhecer, em sua área de atuação, os recursos de Assistência Social disponíveis para apoio socioassistencial para possíveis encaminhamentos.

  • IX - Eixo de Hospedagem e Lazer

    Tem por finalidade manter os Meios de Hospedagem e Áreas de Lazer categoria "B" do Exército em níveis satisfatórios de conservação e capacidade de atendimento.

Fim do conteúdo da página