Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

185 anos do Brigadeiro Tibúrcio

  • Publicado: Segunda, 08 de Agosto de 2022, 17h46
Fortaleza (CE) - A 10ª Região Militar (10ª RM) iniciou, no dia 8 de agosto, uma série de atividades em comemoração aos 185 anos de nascimento do Brigadeiro Tibúrcio, cearense da cidade de Viçosa que teve uma participação destacada na Guerra do Paraguai, conflito envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
 
A primeira homenagem ocorreu pela manhã, no auditório da 10ªRM, com uma palestra sobre os feitos do Brigadeiro, ministrada pelo  pelo Assessor para Assuntos Históricos e Culturais da Região Martim Soares Moreno, General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira. A atividade contou com a presença de Oficiais, Subtenentes e Sargentos da Região Martim Soares Moreno.
 
Nos próximos dias, as homenagens irão sair dos quartéis e ir às ruas. No dia 10, às 10h, a homenagem será na Praça General Tibúrcio, também conhecida como Praça dos Leões, Centro de Fortaleza. No local, já existe um monumento do ex-combatente cearense e haverá uma apresentação da Banda de Música da 10ª Região Militar. Toda atividade será aberta ao público.
 
No dia 11 de agosto, a programação seguirá para Viçosa, interior do Ceará, onde uma solenidade será realizada na Praça General Tibúrcio, no monumento desse personagem da história brasileira. Com a participação de autoridades da cidade e público local, o evento irá destacar os atos de bravura de Tibúrcio e o seu exemplo para as futuras gerações.
 
registrado em:
Fim do conteúdo da página