CMNE e FIEC realizam II ERENEEI
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e o Comando Militar do Nordeste (CMNE) realizaram, no dia 13 e 14 de novembro, o II Encontro da Rede Nordeste de Estudos Estratégicos e Inovação, no Ceará, com o tema: As Energias Renováveis, as Tecnologias Disruptivas e suas aplicações na Defesa.
Estiveram presentes o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, o Comandante Militar do Nordeste, General Vasconcellos, o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante e o Comandante da 10ªRM, General Pinto Sampaio.
Durante esse primeiro dia foram realizadas uma série de palestras que promoveram assuntos sobre: integração, inovação, planejamento estratégico, fortalecimento da Defesa Nacional e desenvolvimento socioeconômico sustentável.
Palestraram neste primeiro dia o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, os Generais de Divisão: Alan Denilson Lima Costa, do Comando de Defesa Cibernética e Eduardo Wolski, do Centro de Desenvolvimento de Sistemas do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército; os Generais de Brigada, Francisco Eduardo Lima de Medeiros, Diretor de Obras Militares e Fernando Bartholomeu Fernandes, da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército; os Coronéis: Prof Dr Carlos Eduardo Franco Azevedo, da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e André Luiz Cardoso Marinho, do Departamento de Engenharia e Construção do Exército. O Diretor Comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães e o CEO da Siderúrgica ArcelorMittal, Erik Torres. Os painéis foram mediados pelo Coronel e Prof Dr Sérgio Servilha de Oliveira, da UNILAB e pelo Prof Dr Rafael Gonçalves Mota, da UNIFOR.
No segundo dia do evento foram abordados temas relacionados aos recursos renováveis, tecnologia e inovação, com foco às aplicações emergentes em Internet das Coisas.
Palestraram neste dia, o Prof Dr José Wally Mendonça Menezes, Reitor do IFCE, o Prof Dr Miguel Franklin de Castro, da Universidade Federal do Ceará e Prof Dr Francisco Anderson de Sousa Lima, pesquisador da UNIFOR.