Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

10ª Região Militar recebe Refugiados Venezuelanos em Fortaleza como parte da Operação Acolhida

  • Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2024, 13h25

Fortaleza (CE) – No dia 20 de outubro, duas famílias de venezuelanos desembarcaram no Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, como parte do processo de interiorização da Operação Acolhida. Ao todo, nove migrantes, entre adultos e crianças, chegaram às 19:50 e foram recepcionados por militares da 10ª Região Militar (10ª RM), com o apoio de voluntários do Instituto Madre Regina.

Os refugiados foram encaminhados para o Instituto Madre Regina, também conhecido como Pastoral dos Migrantes, que atualmente tem capacidade para abrigar até sete famílias. Com a chegada deste novo grupo, o abrigo passa a acolher um total de 38 venezuelanos.

A interiorização é uma etapa essencial da Operação Acolhida, resposta humanitária do governo federal iniciada em 2018, que envolve múltiplas fases de assistência ao fluxo migratório da Venezuela. A primeira fase consiste no registro e triagem na fronteira; a segunda, no acolhimento temporário em abrigos; e a terceira, na redistribuição dos refugiados para diversas regiões do Brasil, facilitando sua integração e independência.

Em 2024, a 10ª Região Militar já conduziu sete missões de apoio logístico no âmbito da Operação Acolhida, garantindo transporte e suporte durante o processo de interiorização dos refugiados venezuelanos em diferentes localidades.

A 10ª RM permanece comprometida com a missão de apoiar a Força-Tarefa Humanitária Operação Acolhida, assegurando a segurança no processo de interiorização (3ª fase) e colaborando com efetivos que atuam em Roraima, onde são realizadas as fases de ordenamento das fronteiras e acolhimento (1ª e 2ª fases).

registrado em:
Fim do conteúdo da página