Patrimônio Histórico
" Venha conhecer um pouco mais da sua história, visite o Sítio Histórico da Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção"
A memória de um povo engloba os testemunhos de todas as instituições criadas pelos homens. Nesse acervo de memórias, as de caráter militar são importantíssimas para a história de cada nação. Os documentos escritos e iconográficos, os objetos e artefatos militares, principalmente as fortalezas, são, além de marcos vivos da história, referências visuais; verdadeiros marcos da evolução humana.
A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção se constitui o marco do surgimento do povoado que deu origem a cidade de Fortaleza, que da mesma herda o próprio nome, bem como sua denominação histórica de Região Martim Soares Moreno, o primeiro Capitão-Mor do Ceará e fundador deste Estado, já traduzem, por si só, o estreito vínculo da 10ª Região Militar (10ª RM) com a evolução histórica do Ceará e de nossa capital.
O Comando da 10ª RM, Região Martim Soares Moreno, tem o privilégio e a honra de estar sediado na Fortaleza de N. Sra. da Assunção, construção de elevado valor histórico e cultural, que ultrapassa a memória militar por despertar o sentimento de pertencimento em toda a sociedade local, por ter sido o berço do surgimento da cidade de Fortaleza.
Em seu interior existe um complexo cultural diversificado, composto não só pelas muralhas da antiga fortificação, consideradas como Monumento Nacional pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), inscrito nos três livros tombos _ Arqueológico, Paisagístico e Etnográfico; Histórico; e Das Belas Artes.
Integram harmonicamente ao Espaço Cultural do Sítio Histórico desta fortaleza:
- O "Museu" e o Panteon do Brigadeiro Sampaio (local onde repousam os restos mortais do ilustre cearense, Patrono da Infantaria Brasileira);
- A praça com o Monumento em homenagem a Martim Soares Moreno (1º Capitão-Mor da Capitania do Ceará e considerado o fundador dos Estados do Ceará e do Maranhão e iniciador do Pará);
- O local onde, segundo a oralidade popular, ficou presa Bárbara de Alencar (participante do movimento republicano que eclodiu na cidade do Crato, uma extensão no Ceará da Revolução Pernambucana, e avó do
renomado escritor José de Alencar); e - Pelas imagens de Nossa Senhora aa Assunção (Orago do forte primitivo, herdado dos holandeses e a Padroeira da cidade de Fortaleza).