Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial / Últimas Notícias / Comandante do Exército visita guarnição de Fortaleza
Início do conteúdo da página

Comandante do Exército visita guarnição de Fortaleza

  • Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2024, 17h12
  • Última atualização em Quarta, 11 de Setembro de 2024, 17h17

Fortaleza (CE) – O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, visitou a Guarnição de Fortaleza no dia 9 de setembro. A atividade teve por objetivo verificar as capacidades de meios e pessoal da 10ª Região Militar (10ª RM) e suas organizações militares subordinadas.

O General Tomás esteve acompanhado pelo Comandante Militar do Nordeste, General de Exército Maurílio Miranda Netto Ribeiro, e pelo Comandante da 10ª RM, General de Divisão Cristiano Pinto Sampaio. O Comandante do Exército participou de uma formatura de guarnição com efetivos de Crateús, Picos e Teresina, no 23º Batalhão de Caçadores (23º BC).

Em forma, frações de diferentes formas de emprego, como combatentes de caatinga, Polícia do Exército, infantaria convencional, além de uma representação de militares de saúde e do Colégio Militar de Fortaleza. Na ocasião, o Comandante exaltou o valor do soldado nordestino. “A resiliência é uma marca do povo e da cultura nordestina. Nosso soldado possui essa fibra característica do Nordeste, que vejo refletida no padrão da tropa que observo aqui”, destacou.

O General Tomás acompanhou um apronto operacional na área de instrução do 23º BC, e averiguou as condições de equipamentos e materiais da tropa. Ainda no Batalhão Marechal Castello Branco, visitou as instalações do Curso de Formação e Graduação de Sargentos (CFGS), onde conheceu os alojamentos, conversou com os alunos e realizou as tradicionais flexões de braço com os militares presentes, como forma de congraçamento.

Na sequência, o General Tomás e sua comitiva seguiram para o Parque Regional de Manutenção da 10ª RM, onde ocorreu uma solenidade de entrega do primeiro lote de peças nacionalizadas da cozinha de campanha Arpa, que é de fabricação espanhola e dependia de muitos itens importados para a sua manutenção. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o EB, por meio da 10ª RM, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Ceará (SENAI/CE). Por fim, o Comandante visitou as instalações do Comando da 10ª RM, Região Martim Soares Moreno.

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página