Comando da 10ª Região Militar celebra o Dia da Bandeira com solenidade em Fortaleza
Fortaleza (CE) - O Comando da 10ª Região Militar (10ª RM) realizou, no dia 19 de novembro, uma solenidade alusiva ao Dia da Bandeira, no Complexo do Mareiro, localizado na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. Tropas da Marinha, do Exército e da Força Área Brasileira, sediadas na guarnição de Fortaleza, perfilaram-se para a cerimônia. O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, além de integrantes das Forças de Segurança, turistas e moradores, que prestigiaram esse ato de reverência a este importante símbolo brasileiro.
A solenidade iniciou com o hasteamento do Pavilhão Nacional, seguida da leitura da Ordem do Dia e do canto do Hino à Bandeira, finalizando com a incineração de bandeiras inservíveis. Instituída em 1889, o Dia da Bandeira celebra a história, os valores e as conquistas que sustentam a soberania do Brasil.
O Pavilhão Nacional, concebido por Raimundo Teixeira Mendes, reflete a riqueza natural e cultural do país: o verde representa as florestas, o amarelo simboliza os recursos minerais, e o azul expressa as estrelas que unem os estados brasileiros. Inspirado pelo lema “Ordem e Progresso”, o estandarte nacional é um marco de orgulho e esperança para a construção de um futuro de desenvolvimento de paz.
No palanque principal, diversas autoridades marcaram presença, entre elas: o Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Christiano Pinto Sampaio; o eterno Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Veterano Júlio Lima Verde Campos de Oliveira; o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará, Antônio Roberto Cesário de Sá, representando o Governo do Estado; o Delegado-Geral da Polícia Civil do Ceará, Dr. Márcio Gutiérrez; a Chefe da Consultoria Jurídica da União no Ceará, Dra. Joana Alcântara Castelo; o Capitão dos Portos do Ceará, Bruno Emilião Pinto; o Comandante-Geral da Polícia Militar do Ceará, Klênio Sávyo Nascimento de Sousa; o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, José Cláudio Barreto de Sousa; o Comandante da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará, Felipe Nazareth das Chagas; o Perito-Geral da Perícia Forense do Ceará, Júlio Torres; o Comandante da Base Aérea de Fortaleza, o Cel Av Leonardo Amorim; o Vice-Presidente da Facic, Augusto César Albuquerque; o Diretor-Geral da Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará, Delegado Leonardo Barreto; e o Superintendente da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa.