150 anos da “Dezembrada”
O conjunto de batalhas da Guerra da Tríplice Aliança que ficou conhecido como “Dezembrada”, composta pelas batalhas de Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e a Tomada de Angostura, eventos ocorridos entre 6 e 30 de dezembro de 1868, marcou a vitória das tropas brasileiras, argentinas e uruguaias sobre o Paraguai, inimigo à época.
A 10ª Região Militar (10ª RM) comemorou, em 5 e 6 de dezembro, os 150 anos do conjunto de batalhas da Guerra da Tríplice Aliança que ficou conhecido como “Dezembrada”, composta pelas batalhas de Itororó, Avaí, Lomas Valentinas e pela Tomada de Angostura. Esse momento histórico, ocorrido entre 6 e 30 de dezembro de 1868, marcou a vitória das tropas brasileiras, argentinas e uruguaias sobre o Paraguai, inimigo à época.
No primeiro dia de comemorações, 5 de dezembro, a 10ª RM realizou um Simpósio de História sobre o tema. O ciclo de palestras e debates teve o objetivo de fomentar o conhecimento sobre essa fase da Guerra da Tríplice Aliança na qual as tropas aliadas conquistaram a vitória sob a liderança do Duque de Caxias, hoje Patrono do Exército Brasileiro. A atividade contou com a participação de militares e civis.
No dia 6, a 10ª RM promoveu uma solenidade para comemorar a data. No evento, o Pátio Interno do Quartel-General onde funciona a Região Martim Soares Moreno foi, com o descerramento de uma placa alusiva à participação cearense no conflito, oficialmente batizado de “Pátio 26º Corpo de Voluntários da Pátria”, uma referência aos heróis cearenses que participaram do conflito. Ocorreu, ainda, a entrega de medalhões e diplomas comemorativos dos 150 anos da "Dezembrada". O Estado enviou cerca de 6 mil homens para o campo de batalha.
A atividade contou ainda com a exibição do filme “Os heróis cearenses da Guerra do Paraguai”, uma produção do Comando da 10ª RM com o apoio da TV Assembleia. O vídeo retrata a participação dos voluntários do Ceará na “Dezembrada”, movimento militar que aniquilou as tropas paraguaias e garantiu a conquista de Assunção.