23º Batalhão de Caçadores tem novo comandante
Fortaleza (CE) - O 23º Batalhão de Caçadores realizou, no dia 15 de janeiro, a solenidade de passagem de Comando do Coronel Antonio Airton Rocha Pontes para o Tenente-Coronel Anselmo Torres Fernandes Neto. A formatura foi presidida e conduzida pelo Comandante da 10ª Região Militar, General de Divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos.
O primeiro evento da manhã foi a cerimônia de descerramento da foto do Cel Rocha Pontes na galeria dos Ex-Comandantes e recebimento da insígnia de comando dourada, que lhe foi concedida pelo Comandante Militar do Nordeste e entregue pelo Comandante da 10ªRM. Nessa mesma ocasião o Cmt do 23ºBC restituiu o estandarte da Legião da Infantaria, o qual era guardião, ao General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, presidente de honra da legião da infantaria no Ceará, que o entregou ao TC Anselmo, comandante substituto e novo guardião.
Na formatura o Cel Rocha Pontes apresentou suas despedidas formais, agradecendo a todos que contribuíram direta ou indiretamente com o seu comando. O Cmt da 10ªRegião Militar realizou a leitura do elogio consignado cumprimentando-o pelo sucesso no cumprimento da nobre missão de comandar. Em seguida ocorreu o evento de transmissão de cargo, a passagem em revista à tropa e na sequencia a tropa desfilou em continência ao novo comandante.
Os eventos foram marcado pela presença de diversas autoridades civis e militares: General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante Militar do Nordeste, Prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, General de Divisão Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, Assessor Especial de Assuntos Históricos e Culturais da 10ª RM, General de Brigada Ary Silvio Tomaz Nunes, General de Brigada Manoel Theophilo Gaspar de Oliveira, presidente do Círculo Militar de Fortaleza e do Desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Além de antigos comandantes do 23º BC, entre outras personalidades civis e militares.
Também esteve presente, abrilhantando o evento, o 2ºSgt Cícero David de Ouro Preto, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB).